Instalando um novo som no Xsara Picasso

02/12/2012 14:38

Uma das maiores dificuldades ao comprar o meu Xsara Picasso foi ter que trocar o som original dele, que era muito simples e não vinha com bluetooth, mp3 e dvd. Foi neste momento que percebi uma grande dificuldade: como fazer isso sem perder o controle de som no volante? sim, porque era isso que aconteceria, caso eu trocasse pela maioria dos modelos oferecidos nas lojas.

 

Como minha intenção era manter o controle de som no volante e não ficar restrito às poucas e caras opções oferecidas nas concessionárias da Citroen, iniciei minha pesquisa por uma solução. Foi aí que descobri uma interface para manter o controle de som no volante, compatível com o Xsara Picasso. Comprei esta interface em um site da Inglaterra (deu tudo certo). Abaixo uma lista dos itens que comprei no site da loja Dynamic Sounds na Inglaterra. Os caras me deram boas dicas por email e a entrega levou uns 30 dias, mais ou menos.

 

 

Products Base Final
1 x Connects 2 CTSCT002 - Citroen C2, C3, C5, C8 Stalk Adaptor
Options
*Stereo Patch Lead : No I do not require a patch lead
+ £0.00
£19.99 £19.99
1 x Connects 2 CTSONYLEAD - Universal stalk lead for Sony Headunits
Options
£4.95 £4.95
1 x Connects2 CT24CT04 - Citroen Picasso 1999> Car Stereo Fascia Surround Panel
Options
£9.99 £9.99
1 x Autoleads PC5-90 - Citroen upto 2006 ISO-DIN Aerial Adaptor
Options
£7.99 £7.99

 

 

Sub-Total: £42.92
Shipping Rate (International Upto 1KG): £19.98
Total: £62.90

 

O próximo passo, foi escolher um aparelho de som compatível com esta interface da Pioneer. Minha escolha foi a central multimídia AVH-P6380BT, da Pioneer, com DVD, MP3, GPS, TV e tudo que tem direito. Acredito que esta interface de controle de som no volante deve ser compatível com outros modelos mais baratos da Pionner, mas não posso garantir com 100% de certeza.

 

Este aparelho de som vem sem o módulo de GPS, da Pioneer, que é opcional e tive que comprar a parte: o AVIC-F220. O módulo de TV digital também é opcional, mas você pode comprar em qualquer loja de instalação de som. Acredito que a maioria seja compatível com este som da Pioneer.

 

Abaixo o link para a Interface de controle de som no volante, o som da Pionner escolhido e alguns acessórios:

 

Central multimídia AVH-P6380BT:

http://www.pioneer.com.br/produtos/automotivos/dvd/avh-p6380bt

 

Módulo de GPS da Pioneer:

http://www.pioneer.com.br/produtos/automotivos/acessorios/avic-f220

 

Interface de controle de som no volante e acessórios:

http://www.dynamicsounds.co.uk/connects2-ctsct002-citroen-c2-c3-c5-c8-xsara-steering-wheel-control-stalk-adaptor-p-8941.html

http://www.dynamicsounds.co.uk/connects2-ctsonylead-universal-stalk-lead-for-sony-headunits-p-9492.html

http://www.dynamicsounds.co.uk/connects2-ct24ct04-citroen-picasso-1999-car-stereo-fascia-surround-panel-p-9908.html

http://www.dynamicsounds.co.uk/autoleads-pc590-citroen-upto-2006-isodin-aerial-adaptor-p-24996.html

 

O próximo passo é buscar uma loja que faça a instalação do Som. No Rio de Janeiro, existem várias, como a Veluplast, por exemplo.

 

O interessante é que, após a instalação de todos estes itens, eu consegui fazer tudo funcionar com a interface de som no volante, mas perdi as informações do computador de bordo que aparecem no painel do Xsara Picasso. Comecei nova peregrinação para buscar uma solução. Fui até na concessionaria da Citroen e, para minha surpresa, eles pareciam saber menos do que eu. Tentaram de tudo, sem me cobrar nada, já que meu carro estava na garantia e eu não cortei fio nenhum, mantendo a originalidade do carro. Acontece que a solução mesmo só encontrei em foruns com debate sobre o assunto. A dica chega a ser cômica: você deve levar o som original do Xsara Picasso na loja de instalação do som; eles devem conectar o som original do carro novamente (as informações do computador de bordo aparecerão novamente); com o carro ligado, você deve conectar novamente a interface no radio novo. Seguindo estes passos vocês teram finalmente um som de qualidade instalado no Xsara Picasso, mantendo o controle de som no volante e as informãções do computador de bordo no painel. A única coisa que não aparece mais no painel é o RDS, única coisa legal do rádio original, que mostra no painel o nome da rádio e da música que está tocando; algo que não mais preciso, dado que o som da Pioneer que escolhi, já vem com seu próprio RDS.

 

Resumindo, deu mais trabalho encontrar todas estas informações, do que propriamente fazer a instalação em uma loja. Razão pela qual, resolvi postar tudo aqui, esperando que possa ajudar a outras pessoas que buscam solução semalhante.